Ação é tomada contra oito engenheiros que projetaram viaduto com curva de quase 90° na Índia

Este artigo é uma tradução direta do original, feita com caráter puramente informativo.

Por: Thomas Johnson (traduzido de: https://www.newcivilengineer.com/latest/action-taken-against-eight-engineers-who-designed-overbridge-with-near-90-turn-in-india-01-07-2025/)

01 de julho de 2025

O governo de Madhya Pradesh, na Índia, tomou medidas contra oito engenheiros que projetaram uma ponte rodoviária sobre uma ferrovia com uma curva de quase 90 graus.

Dos oito engenheiros, sete foram suspensos de suas funções, incluindo dois engenheiros-chefes do Departamento de Obras Públicas (PWD), devido ao projeto controverso da ponte, que custou £1,5 milhão (aproximadamente R$ 10,5 milhões) para ser construída. Para outro engenheiro superintendente aposentado, foi ordenada uma investigação departamental.

A ponte tornou-se viral recentemente nas redes sociais pelas razões erradas, com muitos engenheiros e especialistas em pontes a criticarem o uso de um ângulo tão acentuado numa ponte rodoviária devido às suas implicações para a saúde e segurança.

Com 648 metros de comprimento, a ponte está localizada na cidade indiana de Bhopal, no estado de Madhya Pradesh, e foi construída para melhorar as conexões entre Mahamai Ka Bagh, Pushpa Nagar e a área da nova estação de Bhopal.

Além da suspensão dos engenheiros, o PWD confirmou que o escritório de arquitetura M/s Puneet Chaddha e a consultoria de design M/s Dynamic Consultant foram colocados na “lista negra”.

De acordo com notícias locais, o projeto surgiu devido a desafios com restrições de terreno e a proximidade da estação ferroviária. Autoridades do PWD afirmaram que o ângulo acentuado da ponte poderia ter sido projetado e construído como uma curva mais gradual se houvesse mais terreno disponível.

Uma reportagem do Indian Express afirmou que o projeto da ponte foi alterado três vezes, sendo que o primeiro projeto, de 2018, possuía uma curva de 45°. O documento de projeto seguinte foi apresentado em 2020 e continha um novo alinhamento que levava em conta a linha de metrô que seria construída passando pelo local.

Segundo o Indian Express, um documento interno do PWD afirmou posteriormente: “O departamento ferroviário não fez alterações em seu desenho e realizou a construção com a localização e condições incorretas. Como resultado, devido ao erro da ferrovia, o alinhamento do PWD começou a invadir o alinhamento do Metrô.”

Após isso, em 2023, o projeto final da ponte foi criado.

Os engenheiros nomeados na ação são os engenheiros-chefes Sanjay Khande e G P Verma, os engenheiros executivos responsáveis Javed Shakeel e Shabana Rajjaq, o oficial sub-divisional responsável Ravi Shukla, o sub-engenheiro Umashankar Mishra e o engenheiro assistente Shanul Saxena, segundo o The Online Citizen. O engenheiro superintendente aposentado M P Singh será alvo de um inquérito.

O ministro-chefe de Madhya Pradesh, Mohan Yadav, declarou:

“Tomei conhecimento da grave negligência na construção do viaduto de Aishbagh e ordenei uma investigação. Com base no relatório da investigação, foram tomadas medidas contra oito engenheiros do PWD.

Sete engenheiros, incluindo dois engenheiros-chefes, foram suspensos com efeito imediato. Uma investigação departamental será conduzida contra um engenheiro estrutural aposentado.

A agência de construção e o consultor de design foram colocados na lista negra por apresentarem um projeto defeituoso da ponte neste projeto. Foi formada uma comissão para as melhorias necessárias no viaduto. A ponte só será inaugurada após a realização das melhorias.”

Ele continuou:

“O nosso governo é ao mesmo tempo sensível e rigoroso. Com base no relatório recebido ontem, tomámos medidas rigorosas e também demos uma mensagem clara aos funcionários para que cumpram os seus deveres com total eficiência; o nosso governo não poupará ninguém por qualquer erro ou negligência.

Os funcionários e empregados que tiverem um bom desempenho também serão recompensados por nós. O nosso governo é sensível para com os pobres e estará sempre ao seu lado para os ajudar.”

Link arquivado: https://archive.ph/mPIQV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *