O vídeo do BJP de Maharashtra o chama de projeto dos sonhos de Fadnavis.
Este artigo é uma tradução direta do original, feita com caráter puramente informativo.
Por: Express News Service (traduzido de: https://indianexpress.com/article/cities/mumbai/indias-longest-sea-bridge-to-be-opened-in-mumbai-on-dec-25-bjp-9035140/)
21 de novembro de 2023
O BJP (Partido do Povo Indiano) do estado de Maharashtra divulgou um vídeo na segunda-feira afirmando que o governo estadual abrirá o Mumbai Trans Harbour Link (MTHL), a ponte marítima mais longa da Índia, para uso público em 25 de dezembro. A Autoridade de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Mumbai (MMRDA) – órgão responsável pela construção do projeto – expressou surpresa com o prazo “difícil”, já que muitas obras estavam pendentes.
O MTHL, com 21,8 km de extensão, será a ponte marítima mais longa da Índia, conectando Sewri em Mumbai a Chirle em Nova Bombaim. A ponte, dos quais 16,11 km foram construídos sobre a água, terá seis faixas, cada uma com 3,5 metros de largura.
Descrevendo-o como um “projeto dos sonhos” do Vice-Chefe de Governo de Maharashtra, Devendra Fadnavis, o vídeo do BJP estadual declara: “O toque de ‘Vikas Dev’ (construtora) está transformando Mumbai em uma cidade de ouro.” No entanto, o governo de Maharashtra ainda não anunciou a inauguração da ponte – um projeto que estava em andamento por décadas. Durante uma visita ao MTHL em junho deste ano, o Chefe de Governo Eknath Shinde e Fadnavis dirigiram um sob a ponte em construção.
De acordo com funcionários da MMRDA, vários componentes do projeto necessários para adequar o trecho ao tráfego de veículos ainda não foram concluídos, tornando difícil cumprir o prazo de 25 de dezembro. Eles afirmaram que, embora o trabalho no tabuleiro esteja em grande parte concluído, o pacote 4 do projeto, que envolve a instalação dos “Sistemas de Transporte Inteligentes” (ITS), que inclui o “Sistema de Gerenciamento de Pedágio e Transporte” e instalação de equipamentos, ainda não foi concluído e provavelmente não atenderá ao prazo de 25 de dezembro. A licitação para a instalação desses sistemas foi finalizada em abril deste ano.
O trabalho no tabuleiro, que inclui asfaltamento e impermeabilização, também está pendente, mas os funcionários afirmaram que isso pode ser concluído nos próximos dias. “Embora estejamos em posição de concluir a obra até dezembro, os sistemas tecnológicos que são vitais para o projeto levarão mais algum tempo”, disse um alto funcionário da MMRDA sob condição de anonimato.
A ideia de uma ligação conectando a Cidade Insular de Mumbai ao continente foi proposta pela primeira vez em 1962 em um estudo intitulado “Planejamento do Sistema Rodoviário para a Região Metropolitana de Mumbai”. A ideia era estabelecer infraestrutura que ajudasse na maior integração econômica da ilha de Mumbai com Nova Bombaim e regiões estendidas de Pune, Goa, Panvel e Alibaug.
Levou quase 34 anos para o governo de Maharashtra iniciar um relatório de viabilidade do projeto em 1994. O projeto ficou parado em arquivos burocráticos por mais uma década antes que o estudo fosse atualizado em 2004 e as licitações fossem feitas em 2006.
Em 2017, o projeto foi revivido com a Autoridade de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Mumbai (MMRDA) assinando um acordo com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional, que está fornecendo assistência financeira de desenvolvimento para o projeto de 180 bilhões de rupias. O trabalho no projeto começou em abril de 2018 e a conclusão estava prevista para meados de 2023.
O Indian Express noticiou na semana passada que, enquanto o governo está ansioso para inaugurar o projeto, estão sendo levantadas questões sobre sua eficácia devido à falta de estradas adequadas para dispersão de tráfego, a fim de garantir um fluxo de tráfego suave a partir da ponte.
Link arquivado: https://archive.ph/zDlVs
O cara tem que se garantir em fazer uma parede dessa nessa areia aí. Bela matéria.